Parada Pedagógica - 06 e 07/03/2014

Iniciamos a reunião com a dinâmica do "Emboladão", esta atividade propõe uma interação maior entre os participantes e proporciona observar-se a capacidade de improviso, socialização, dinamismo, paciência e liderança dos integrantes do grupo.
 

Desenvolvimento:


1º Faz-se um círculo de mãos dadas com todos os participantes da dinâmica.

2º O Coordenador deve pedir que cada um grave exatamente a pessoa em que vai dar a mão direita e a mão esquerda.

 

3º Em seguida pede que todos larguem as mãos e caminhem aleatoriamente, passando uns pelos outros (para que se despreocupem com a posição original).


4º Ao sinal o Coordenador pede que todos parem e se mantenham nesta posição como estátuas, e em seguida deem as mãos para as respectivas pessoas que estavam de mãos dadas anteriormente, sem sair do lugar.


5º Então todos juntos devem abrir a roda sem soltar as mãos, de maneira que valha como regras: pular, passar por baixo, girar e saltar.

6º O efeito é que todos juntos vão tentar fazer o melhor para que esta roda fique totalmente aberta. Pode ser que alguém fique de costas, o que não é uma contrarregra.
 
7º O Coordenador parabeniza a todos se conseguirem abrir a roda totalmente.
Reflexão: Como relacionar a dinâmica com o trabalho na U.E.?

*Precisamos estar em sintonia, colaborando sempre um com o outro, pois não é possível avançar sozinho, todos devem avançar juntos;
 
*União do grupo em prol de um objetivo – Desenvolvimento e aprendizagem dos alunos;



*Realizar diferentes estratégias para a realização de uma ação, afim de que uma delas alcancem as expectativas;
.............,
*Para alcançarmos nossas metas devemos realizar um trabalho em equipe;

*Devemos ser persistentes e não desistir com os primeiros obstáculos.




.


Posteriormente formamos pequenos grupos para construirmos o Plano de Ensino do Professor, onde a equipe refletiu sobre as seguintes questões:










.
* O que todos farão juntos para melhorar as condições de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos?
 









* Como elaborar os conteúdos metodológicos para desenvolver os Projetos Institucionais do Projeto Pedagógico da U.E. e os Projetos da Rede?
 











 * Quais estratégias necessárias para uma boa gestão em sala de aula?
 









* Considerando a educação como um direito de todos, quais as práticas serão desenvolvidas para assegurar a inclusão?
 








* Quais as habilidades que um profissional da Educação Infantil deve ter para garantir que os alunos aprendam e se desenvolvam integralmente?






.


Após reflexão entre os pequenos grupos foi o momento de socializamos as ideias.




................................................ .... ... ............ ........... ......................... ...................... ......................... Posteriormente o Coordenador redigiu uma síntese do que foi discutido no período da manhã e no período da tarde e a mesma foi entregue à todos. O trabalho docente será realizado com base no que foi decidido em grupo.
............. ................................... .................... .......................................... ............................. ..............  ............. . ....... .............. ............ Após ..............  ............. . ....... .... . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Após tudo o que foi discutido, refletimos sobre o que pretendemos alcançar até o final do ano.




.

Então estabelecemos nossas METAS para 2014.




 



Hora do lanche!!!






Professores e ADIs reunidos por estágio para planejarem o que será trabalhado do decorrer do ano em cada área do conhecimento. Iniciaram também a construção do Projeto Didático de cada turma.




Maternal
 








Jardim I


 
  



Jardim II






Visita da nossa Supervisora de Ensino Terezinha

Ao final foi entregue uma lembrancinha com a seguinte epígrafe:

. . . . . . . . . . . . . . . . . “É preciso diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, forma que num dado momento, a tua fala seja a tua prática.”  Paulo Freire





Um excelente início de ano letivo à todos!!!





Um comentário: