TEMA: Releitura de obras artísticas
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Básica: "O ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos à sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida". Por esse motivo se torna fundamental o contato com diversas formas de arte e cultura, à fim de proporcionar ao educando a oportunidade de conhecer, analisar, valorizar e apreciar obras artísticas.
* Conhecer e/ou aprofundar sobre as obras e biografias de quatro artistas brasileiros: Aldemir Martins, Beatriz Milhazes, Chico da Silva e Eduardo Vieira. Além de um famoso artista espanhol, Pablo Picasso.* Despertar o prazer em apreciar obras de artes;* Desenvolver a imaginação e a criatividade;* Ampliar as possibilidades artísticas;* Trabalhar o conceito de releitura de uma obra artística;* Exposição das releituras.
* Apreciação do livro “O menino que mordeu Picasso”, Antony Penrose;
* Vídeo (9 minutos): Pablo Picasso;
* Vídeo (3 minutos): Aldemir Martins;
* Vídeo (4 minutos): Beatriz Milhazes;
* Vídeo (2 minutos): Chico da Silva;
* Vídeo (2 minutos): Eduardo Vieira;
* Vídeo (3 minutos): Azul Anil - A Prática da Releitura;
* Apresentação da biografia e das obras dos artistas através de fotos impressas;
* Dividir a equipe em 5 grupos, onde cada grupo irá apreciar as obras de um dos artistas (Aldemir Martins, Beatriz Milhazes, Chico da Silva, Eduardo Vieira e Pablo Picasso) e se apropriar da biografia. Em seguida cada integrante do grupo irá fazer a releitura de uma obra tendo disponíveis diversos recursos. Ao final cada um irá apresentar individualmente para o grupo sua releitura;
* Exposição das releituras.
Livro: “O menino que mordeu Picasso”, Antony Penrose, TV, pen drive, Vídeos, papéis variados de diversas cores, tecido, materiais recicláveis, argila, massinha de diversas cores, lápis de cor, canetinha, giz de cera, giz de lousa, cola quente, cola branca, tesoura, tinta guache, pincel, carvão, restos de tijolo, areia, gliter, lantejola, água, etc.
Preparando o ambiente para receber os professores
Leitura do livro “O menino que mordeu Picasso”, de Antony Penrose
Vídeos com as biografias de alguns artistas
Momento de criar inspirados nas obras apresentadas
Releituras
A EMI Maria Cebolinha têm grandes artistas!
Lembrancinhas
Almoço
Equipe Maria Cebolinha
Parabéns pelo trabalho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário